10 dicas para deixar sua casa mais sustentável e economizar

1) Sempre reutilize 

Cápsulas de cafétampinhas de garrafa PETrolhaspneusgarrafaslatas de atum e tantos outros produtos que seriam descartados como lixo podem ser reutilizados e transformados em novos objetos. O que vai representar economia para você, ajudar a extravasar sua criatividade e ainda fazer um bem danado ao planeta.

2) Faça um aromatizador de ambiente caseiro

Deixe sua casa cheirosa e o ambiente mais agradável com purificadores de ar naturais. Para economizar, você mesmo pode fazê-lo com a essência da sua preferência. Confira aqui o passo a passo para fazer o seu.

3) Tenha sempre plantas em casa

As plantas além de adornarem a casa, são filtros energéticos segundo o Feng Shui e também melhoram a qualidade do ar. Escolha uma adequada ao seu lar e tenha sempre em casa.

4) Toda hora é hora de economizar

Enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes, feche a torneira. Procure tomar banhos rápidos e deixe para relaxar fora do chuveiro. Lembre-se que a saúde do planeta também depende de você.

5) Você é responsável pelo seu lixo

Apesar da lei que determinou o fim dos lixões, o Brasil conta hoje com quase 3 mil lixões ou aterros irregulares que impactam a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros, segundo o levantamento inédito feito pela Abrelpe, Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública. Como você pode contribuir para reduzir essa estatística? Cuidando do seu lixo.

Todos os resíduos podem ter um fim, que cause menos impacto ao planeta do que ser descartado num aterro sanitário. Sempre separe o lixo reciclável do orgânico. Se não houver coleta seletiva na sua região, descarte-o num local de coleta de lixo reciclado ou até mesmo leve-o numa cooperativa mais perto de você. Já o lixo orgânico pode se tornar adubo. Pilhas, por exemplo, podem ser descartadas em locais adequados que recebem este tipo de material.

6) Transforme o lixo orgânico em adubo

Uma forma de reduzir a quantidade de lixo nos aterros, enriquecer o solo e tornar suas plantas mais bonitas é muito simples: basta você transformar seu lixo orgânico em adubo. Para isso, você pode fazer sua própria composteira ou comprá-la no tamanho que preferir.

Nela você vai descartar o lixo orgânico como restos e cascas de frutas, legumes e verduras, saquinhos de chá, pó de café com coador de papel, jornal, papelão, entre outros. Até o chorume proveniente da matéria orgânica decomposta, ao ser diluído em água pode ser reutilizado também para adubar a terra.

7) Transforme o óleo usado de cozinha em sabão

Para evitar a contaminação da água de mananciais e entupir a pia, você não pode descartar na pia o óleo de cozinha usado. O ideal é armazená-lo num recipiente e levá-lo até um local que receba este tipo de material ou reutilizá-lo para fazer sabão caseiro. Clique aqui e confira como fazer.

8) Tenha uma horta vertical

Tanto em casa, quanto em apartamento, as hortas verticais são uma boa opção para cultivar plantas medicinaistemperos e ter hortaliças orgânicas, sempre à mão, proporcionando uma alimentação saudável, mais qualidade de vida e economia.

9) Leve frutas e alimentos em recipientes laváveis

Parece pouco, mas já imaginou se todo dia você leva de casa uma fruta lavada e embrulhada num guardanapo ou papel alumínio? Você pode evitar o gasto deste material, que vai para o lixo de onde você estiver, acondicionando frutas e outros alimentos em potes laváveis ou sacos plásticos resistentes que possam ser lavados e reutilizados depois.

10) Reutilize a água da chuva

Em algumas regiões do Brasil a chuva é mais abundante. Que tal aproveitar este recurso natural? Clique aqui e confira como montar um sistema de captação de água da chuva que pode ser usada para limpeza de calhas, telhados, quintais e afins.

 

Fonte: https://catracalivre.com.br/criatividade/18-dicas-para-deixar-sua-casa-mais-sustentavel-e-economizar/

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *