6 dicas de varanda sustentável

1. Espaço

Primeiro, saiba que o tamanho do seu espaço não deve ser levado em consideração. É possível ter uma varanda sustentável, mesmo sendo ela grande ou pequena.

Caso o ambiente seja pequeno, aposte em uma estante pequena com vários vasos menores ou coloque esses vasos presos nas paredes.

Elas são ótimas aliadas para quem tem um local pequeno e mesmo assim não abre mão da parcela de natureza em casa.

Se o seu condomínio permitir, use até as grades da varanda. Você pode deixar as plantas amarradas em toda a extensão das grades, prenda-as bem para não caírem.

2. Irrigação e infiltrações

Ao montar um jardim dentro de casa, lembre-se que é preciso manutenção das plantas. Isso inclui regar da forma correta e sem comprometer o apartamento. Ninguém quer que o apartamento comece a sofrer com infiltrações e umidades devido a uma manutenção realizada de forma incorreta, não é mesmo?

Se as suas plantas estiverem pregadas na parede ou a sua opção de jardim for uma parede verde (os chamados jardins verticais), o cuidado deve ser redobrado.

Tente regar bem cedinho ou no fim do dia. Evite regar no sol para não “cozinhar” a raiz das plantas.

3. Tipo de plantas

plantasemcasa1-768x431

Escolher qual planta fará parte do seu jardim é uma das dicas de decoração mais importantes quando falamos de plantas na varanda. Leve em conta se a varanda pega sol o dia inteiro ou só parte do tempo, se no local venta muito, se a chuva alcança o ponto em que as plantas estão.

Entenda que existem plantas que gostam muito de sol, assim como existem plantas que preferem pouca luz. Portanto, dependendo do tipo de sua varanda, faça a opção por plantas mais ou menos frágeis.

Se a varanda recebe sol por apenas algumas horas: plantas frutíferas são uma boa opção, aproveite e faça logo uma horta: jabuticabas, acerola, tomate, hortaliças, entre outros.

Ah! Os temperos também estão na lista, aposte no hortelã, pimenta, manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim e tomilho. Além de ter temperos sempre frescos, imagine o aroma maravilhoso que essas ervas vão deixar no local.

Já se sua varanda não tem sol: bromélias, palmeiras ou exemplares de São Jorge.

Outra dica é usar plantas que se adequem a qualquer situação: sol, chuva, vento e até tempestade.

4. Tipo de vasos

O ideal para apartamento decorado com jardins é optar pelos vasos de cerâmica. Eles são melhores pois facilitam a drenagem da água, além de serem mais resistentes aos modelos de madeira e até os feitos de pedra.

Caso os seus vasos estejam no chão, atenção ao tamanho e peso, pois será necessário movimenta-los para limpezas do local.

Se você quer ser 100% sustentável, pode substituir os vasos por garrafas pets, caixas de leite, tubos de pvc e o que mais sua mente e sua criatividade deixarem fluir. Apenas faça um bom acabamento, corte e pinte para que a decoração fique realmente bonita.

Quando comprar os vasos, não deixe de comprar também os pratos, isso evita aquela água pingando sempre. Lembre-se também de enche-los com terra ou areia, pois não queremos deixar água parada e facilitar a vida do mosquito transmissor de doenças como dengue e chikungunya, ok?

5. Depósito de água

Uma boa forma de exercer a sustentabilidade em casa é usar a água da chuva. Então seria ótimo ter um recipiente, pode ser um balde mesmo, para receber a água da chuva. Essa mesma água pode ser usada para regar as plantas, além de ser sustentável em casa, você também economiza no final do mês.

Apenas tome o mesmo cuidado com os pratos dos vasos. Deixe o recipiente tampado ou use uma rede, evitando que o mosquito transmissor de doenças consiga pousar e deixar larvas no local


6. Pallets

varanda-com-jardim-11

Não existe item com mais cara de jardim do que esse. Pregados nas paredes ou colocado no chão, eles deixam a decoração da varanda um charme e, dependendo da forma que é usado, pode facilitar na hora de movimentar os vasos para limpeza, como citamos anteriormente.

Vale usar apenas um ou vários, um em cima do outro. Você também pode deixar da forma natural, com a cor de madeira, assim como também pode pinta-los e combinar com o restante da decoração do apartamento. Abuse da criatividade.

Caixotes também entram nesse item. Você pode adquiri-los em lojas ou até mesmo pedir para feirantes ou mercados, lixe-os e dê uma nova utilização ao objeto. Sustentabilidade também é isso.

Fonte: https://bergenbrasil.com.br/sao-paulo/6-dicas-de-varanda-sustentavel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *