8 dicas para deixar sua casa mais sustentável e economizar

1) Opte pelas lâmpadas de baixo consumo

As lâmpadas de LED custam um pouco mais, mas gastam até 80% menos energia, o que a longo prazo representa uma economia significativa para seu bolso.

2) Prefira eletrodomésticos de baixo consumo de energia elétrica

Ao comprar um eletrodoméstico prefira os da classe energética A ++ ou A +++, que consomem até 70% menos energia em comparação com os de classe A. Assim você economiza ao longo do tempo.

3) Otimize o uso da lava-louças e da máquina de lavar 

Ao invés de lavar apenas uma peça de roupa na máquina, acumule diversas peças, para lavar de uma única vez, economizando água e energia. O mesmo é válido para lava-louças, que ao ser utilizada cheia, em apenas um mês pode te ajudar a economizar até 400 litros de água.  A mesma dica é válida na hora de passar a roupa. Acumule diversas peças para passar de uma única vez.

4) Reutilize a água da máquina de lavar

A água descartada pela máquina durante a lavagem pode ser usada para lavar a varanda ou o quintal. Caso você more em apartamento e não tenha estes cômodos no seu lar, pode reutilizar para lavar tapetes, panos de chão e até mesmo para dar descarga no vaso sanitário, utilizando um balde de água.

5) Aproveite melhor os recursos naturais

Se você puder ter uma casa com teto solar, ótimo. Em Curitiba e Belo Horizonte há empresas que oferecem esse serviço com preço amigo. Mas se não puder, aproveite ao máximo recursos naturais como o sol e o vento. Apague as luzes dos cômodos durante o dia e aproveite ao máximo a luz solar. Você pode aproveitar e estender toalhas neste sol, para aquecê-las. Uma outra dica também é pintar as paredes da casa de cores claras que ofereçam luminosidade. Abra as janelas para ventilar a casa, principalmente nos dias quentes em que você usaria o ventilador. Parece algo muito simples, mas a longo prazo você economiza dinheiro.

6) Tenha um bom isolamento na sua casa

Para os dias frios, evite usar calefação ou ar condicionado. Para isso, além de fechar as janelas, evite que o frio entre, vedando com massas próprias, instalando vidros duplos, toldos, persianas ou outros recursos. Assim você economiza energia, poupa recursos, seu bolso e o planeta agradecem.

7) Nunca deixe os aparelhos elétricos sem uso ligados na tomada

O modo stand by é um vilão de gasto de energia que passa despercebido. Muitas vezes deixamos o roteador de Wi-Fi, a TV, filtro, micro-ondas e outros aparelhos eletrônicos ligados na tomada. Além de consumir energia, o modo stand by encurta a vida útil dos eletroeletrônicos. Então já sabe, quando for dormir, trabalhar ou até mesmo viajar desligue o que for possível da tomada. Algumas geladeiras contam com o modo férias para consumir menos energia.

8) Faça você mesmo seus produtos de limpeza sustentáveis

Os compostos orgânicos voláteis (VOCs) são substâncias tóxicas presentes em produtos de limpeza, pesticidas, repelentes, entre outros. Nem todos os compostos oferecem perigo à saúde humana, mas é importante ficar atento. Você pode economizar com a compra de produtos de limpeza e deixar de se preocupar com os VOCs, utilizando produtos como vinagre , bicabornato de sódio e limão para fazer misturas caseiras e deixar sua casa limpa sem agredir ao meio ambiente e à sua saúde.

Fonte: https://catracalivre.com.br/criatividade/18-dicas-para-deixar-sua-casa-mais-sustentavel-e-economizar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *