Infraestrutura de um bairro: o que avaliar ao comprar um imóvel?

Escolher uma nova casa ou apartamento envolve avaliar não só as vantagens e desvantagens do imóvel em si, mas também de todo seu entorno. Analisar a infraestrutura de um bairro é primordial para evitar arrependimentos com a aquisição do novo lar e garantir a satisfação de toda a família depois da mudança.

Por isso, antes de bater o martelo, confira o que você deve avaliar em relação à infraestrutura de um bairro e garanta a casa dos seus sonhos!

Localização e deslocamento

Antes de tudo, é preciso avaliar a localização e a facilidade de acesso ao bairro em questão. Primeiro, pense em suas necessidades em relação à localização: para você, é melhor morar na região central da cidade ou bairros mais afastados agradam mais? Como são as vias de acesso ao bairro? É fácil usar o transporte público ou você terá de se deslocar de carro?

Conheça suas necessidades, trace os trajetos que você terá de fazer se morar ali e veja como o trânsito se comporta em diferentes horários.

Proximidade ao trabalho

A proximidade ao trabalho ou à escola dos filhos é um fator importante a ser levado em consideração e que pode evitar longas e desgastantes horas no trânsito. Além disso, morar perto do trabalho aumenta nosso tempo de lazer, o que é um grande benefício.

Segurança e vizinhança

A segurança de um bairro é uma das principais preocupações dos brasileiros e uma condição para a compra de um imóvel. Busque conversar com moradores e comerciantes sobre o assunto e verifique como é o policiamento pelo bairro e se há uma rede de segurança privada, por exemplo.

Ao checar esses pontos, aproveite também para avaliar se a vizinhança agrada você e como é o movimento no bairro em diferentes horários.

Comércio e lazer

Para que um bairro tenha uma infraestrutura completa é essencial que haja opções de lazer e comércio. Verifique se o bairro tem praças, parques e clubes, por exemplo, para que toda a família possa se divertir.

Caso você esteja atrás de um condomínio que ofereça opções de lazer, foque nos comércios: padarias, escolas, agências bancárias, farmácias, supermercados, restaurantes e bares, por exemplo, devem estar nas proximidades de sua casa para evitar dores de cabeça e facilitar a sua vida.

Serviços e qualidade

Verifique se os serviços básicos, como distribuição de água, coleta de lixo e energia elétrica, não geram problemas com frequência devido à problemas na infraestrutura. Além disso, cheque os serviços de internet disponíveis na região, já que muitas empresas não atendem todos os bairros da cidade. Pergunte aos vizinhos, também, sobre a qualidade do sinal.

A infraestrutura de um bairro deve ser avaliada para que as necessidades de sua família possam ser atendidas pela nova região. Escolher um bairro para viver, mesmo antes de escolher o imóvel, pode ser uma boa maneira de filtrar a busca pelo cantinho ideal para sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *